O Sr. Willibrordus van Lieshout, um dos fundadores e presidente honorário do Apsul América, o Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, foi homenageado na tarde desta terça-feira (25), por todo o trabalho realizado para a idealização do Congresso.
De acordo com o Sr. Willibrordus, o Apsul América teve sua origem em 2011, quando um grupo de entidades, incluindo a Prefeitura Municipal, a Universidade Federal de Santa Maria e o Sindicato Rural, uniram forças para criar um congresso de agricultura de precisão. “Nossa cidade já se destacava como a Capital Nacional da Agricultura de Precisão devido ao projeto Aquarius, que estava implementando tecnologias inovadoras na agricultura. No entanto, essas inovações não estavam sendo amplamente divulgadas. Assim, o Apsul América nasceu para preencher essa lacuna e promover a divulgação dessas tecnologias para os produtores e estudantes de agronomia”, destacou.
Segundo ele, no início a ênfase era o plantio direto na palha e no uso de mapas de colheita, que eram novidades na época. Agora, em 2023, a discução é a biotecnologia e sustentabilidade nas lavouras. A evolução do evento acompanha as tendências globais, com foco na segurança alimentar. “Queremos que nossos produtores cultivem alimentos limpos e livres de agrotóxicos, alinhados com as melhores práticas. A biotecnologia é uma parte fundamental desse processo, e vemos muitas inovações sendo apresentadas neste congresso” frisou o homenageado.
O Sr. Willibrordus ainda destacou que a presença de jovens agricultores e estudantes é fundamental. Hoje, muitos têm formação técnica e acadêmica em agricultura, o que acelera a adoção de novas tecnologias nas propriedades. Eles estão prontos para levar essas inovações para o campo, o que é ótimo para a agricultura. Além disso, a divulgação do evento pelas mídias e redes sociais amplia seu alcance, envolvendo mais produtores do que aqueles presentes fisicamente.
Por fim, o Sr. Willy destacou que recebeu a homenagem com grande surpresa, visto que nada foi construido sozinho. “Receber homenagens é gratificante, mas quero ressaltar que o Up Sul América não é obra de uma única pessoa, mas sim de um grupo de entidades e colaboradores dedicados. Essa continuidade é o que faz o evento crescer a cada edição. Além disso, o apoio das empresas, como a Stara tem sido fundamental para o sucesso do congresso” destacou.
Ouça: