Início » Coreia do Sul diz que não ficará “de braços cruzados” se Kim Jong Un receber armas da Rússia

Coreia do Sul diz que não ficará “de braços cruzados” se Kim Jong Un receber armas da Rússia

por Daiane Giesen
373 visualizações

O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, alertou na quarta-feira (20) que seu país e seus aliados “não ficarão de braços cruzados” se a Coreia do Norte receber ajuda russa para aumentar suas armas de destruição em massa – poucos dias depois de os líderes das duas nações com armas nucleares realizarem um encontro na Rússia.

O líder norte-coreano Kim Jong Un viajou para a Rússia na semana passada para uma reunião com o presidente Vladimir Putin.

Antes da reunião, as autoridades norte-americanas alertaram que os dois líderes poderiam chegar a um acordo que forneceria armas para Moscou utilizar na guerra contra a Ucrânia – e que poderia fazer com que Pyongyang, atingida por sanções, ganhasse acesso a tecnologia russa vital.

Isso alarmou a Coreia do Sul, uma aliada do tratado dos EUA.

Falando na Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova York, Yoon declarou: “Embora a força militar possa variar entre os países, unindo-nos numa solidariedade inabalável e aderindo firmemente aos nossos princípios, podemos dissuadir qualquer provocação ilegal”.

Ele também apelou à reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) – do qual a Rússia é membro – dizendo que tal medida “receberia um amplo apoio” se Moscou fornecesse informações a Pyongyang em troca de armas.

“É paradoxal que um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, confiado como o guardião final da paz mundial, faça uma guerra invadindo outra nação soberana e receba armas e munições de um regime que viola flagrantemente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, disse Yoon.

Ele acrescentou que se a Coreia do Norte “adquirir a informação e a tecnologia necessárias para melhorar as suas capacidades [armas de destruição em massa] em troca de apoiar a Rússia com armas convencionais, o acordo será uma provocação direta, ameaçando a paz e a segurança não apenas da Ucrânia, mas também da República da Coreia”, acrescentou o presidente.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, repetiu o apelo de Yoon para reformar o Conselho de Segurança da ONU durante o seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, e acusou a Rússia de procurar armas da Coreia do Norte.

Fonte: CNN

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade