A Fundação Nobel informou nesta sexta-feira (15) que aumentará a premiação para o Prêmio Nobel deste ano em 1 milhão de coroas suecas, o que leva o total para 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 4,8 milhões), já que a moeda sueca despencou recentemente.
A rápida depreciação da moeda sueca empurrou-a para o seu nível mais baixo na história em relação ao euro e ao dólar americano, principalmente. A Suécia tem lutado contra uma inflação elevada – 7,5% em agosto, longe da meta de 2% estabelecida pelo Riksbank, o banco central da Suécia.
Quando os primeiros Prémios Nobel foram atribuídos em 1901, o valor do prémio era de 150.782 coroas suecas por categoria, informou a fundação. Nos últimos 15 anos, o valor foi ajustado diversas vezes, a mais recente em 2020, quando subiu para 10 milhões de coroas suecas (R$ 4,36 milhões).
Os vencedores do Prêmio Nobel deste ano serão anunciados no início de outubro. Os laureados são então convidados a receber seus prêmios em cerimônias de premiação em 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel.