Nesta terça-feira (15), teve início a campanha eleitoral dos candidatos que concorrem às posições de conselheiros tutelares do município de Não-Me-Toque. O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Douglas Pellenz, concedeu uma entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, na qual abordou os detalhes do período de campanha, que se estenderá até o dia 28 de setembro, antecedendo a eleição marcada para 1º de outubro.
Neste pleito, os candidatos ao cargo terão à disposição diversos canais para a divulgação de suas propostas e trajetórias. Esses canais abrangem desde a distribuição de materiais informativos sobre os candidatos até a ampla presença nas plataformas online, incluindo as redes sociais. Além disso, a participação em debates e entrevistas também faz parte das estratégias permitidas, desde que seja garantida uma igualdade de condições a todos os concorrentes.
No entanto, é crucial destacar que o regulamento eleitoral preza pela ordem pública e privada. Nesse sentido, não será tolerada qualquer forma de propaganda eleitoral que possa perturbar a tranquilidade da sociedade, utilizar táticas enganosas ou resultar em abusos de poder econômico, político-partidário ou religioso.
No dia 1º de outubro de 2023, o horário de votação está definido entre as 08h e as 17h, nos locais de votação designados pelo Comdica. Para votar, os eleitores devem apresentar tanto o título de eleitor quanto um documento de identificação com foto. O processo de apuração dos votos está programado para ocorrer no auditório da Prefeitura Municipal, com o início estimado para as 18h, logo após o encerramento da votação.
O município teve um total de 12 candidatos inscritos, sendo que 10 deles avançaram até a fase da campanha. Os concorrentes que agora buscam o voto dos eleitores são: Luciane Juchem, Jorge Luiz Corrêa Canal, Livania Laner de Oliveira, Sandra Mara da Rosa, Alexandra Cristiana Ribas, Jorge Celito Zuffo, Joel dos Santos Borba, Daniela Paulo da Rosa Kaiser, Paulo Roberto Schneider e Luciana Ariane Favero.
Ouça a entrevista na íntegra: