Início » Programa Desenrola: Ministério Público investiga sites falsos criados para golpes online

Programa Desenrola: Ministério Público investiga sites falsos criados para golpes online

por Jéssica Gomes
297 visualizações

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) iniciou investigação para apurar golpes envolvendo o programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil, lançado nesta semana pelo governo federal.

Conforme a apuração, os criminosos criam sites falsos, com símbolos do governo e do Desenrola, onde promovem anúncios nas redes sociais para atrair pessoas interessadas em “limpar o nome”.

Quando as vítimas clicam, são enviadas para sites fraudulentos, que se passam por governamentais ou negociadores de dívidas, para obter dados das vítimas ou até mesmo para aplicar golpes financeiros”, disse o promotor de Justiça Mauro Ellovitch, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos.

Segundo o promotor, as pessoas correm o risco de ter os dados pessoais, como nome, CPF, endereço e número da conta bancária, usados para a aplicação de outros golpes. Há, ainda, o risco de contaminação do computador ou celular.

Os suspeitos podem responder por invasão de dispositivo informático, estelionato e crimes contra a economia popular.

Desenrola

O Desenrola Brasil, criado pelo governo federal para a renegociação de dívidas.

De início, operações do programa serão autorizadas para a Faixa 2, destinada a pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil. As renegociações serão válidas para dívidas inscritas até 31 de dezembro de 2022 e que ainda estão ativas. Os devedores terão um prazo mínimo de 12 meses para efetuar o pagamento.

A Faixa 1 do programa Desenrola é destinada a pessoas com renda mensal de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Serão elegíveis para renegociação dívidas de até R$ 5 mil, adquiridas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.

 

Informações: O Sul

Edição: Grupo Ceres

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade