O município de Lagoa dos Três Cantos precisou cancelar o contrato de serviço com a empresa que realizava a coleta de lixo orgânico e seco.
A administração municipal foi notificada pela empresa Eco Sul no dia 22 de maio, informando sobre a interrupção temporária da coleta de lixo na cidade e região. Imediatamente, foram tomadas medidas para solucionar o problema. A Secretaria de Obras disponibilizou caminhões e funcionários para realizar a coleta durante cerca de uma semana, direcionando o lixo para um local autorizado e em conformidade com as normas ambientais.
No entanto, ficou claro que essa solução provisória não poderia se prolongar então como o município não possuía equipe especializada para realizar esse trabalho, que é de responsabilidade da empresa contratada. Além disso, a comunidade manifestou seu descontentamento e houve desgaste tanto com a empresa quanto com a administração municipal, que estava sendo responsabilizada pela situação.
Diante disso, a prefeitura iniciou a busca por uma nova empresa para assumir o serviço de coleta de lixo. Foram realizados levantamentos de preços e análises de diferentes propostas. Após esse processo, foi firmado um contrato emergencial de seis meses com uma empresa selecionada, mesmo sabendo que haveria um acréscimo de aproximadamente 50% no custo para o município.
A contratação emergencial visou garantir a continuidade do serviço de coleta de lixo imediatamente, enquanto se prepara para realizar uma licitação e buscar melhores propostas, com a expectativa de reduzir os custos.