A Pequena Central Hidrelétrica Tio Hugo é um empreendimento próprio da Coprel, que está sendo construído no Rio Jacuí, entre os municípios de Tio Hugo e Ibirapuitã, no Rio Grande do Sul. A usina terá uma potência instalada de 10,1 MW, energia limpa e renovável para atender mais de 25 mil famílias.
As obras iniciaram em setembro de 2021 e devem ser concluídas nos próximos meses. As estruturas civis da usina, que compreendem a casa de máquinas e barramento estão concluídas. Atualmente a obra encontra-se na fase final de montagem dos equipamentos eletromecânicos na casa de máquinas, como a turbina e geradores, além dos componentes elétricos, como painéis e suas interligações, e subestação elevadora.
A obra também está tendo continuidade no canal de adução, onde estão sendo instaladas as lonas PAD. Quando finalizada, será enviada uma solicitação para o enchimento do reservatório junto à FEPAM (órgão ambiental fiscalizador). A expectativa é que o enchimento do lago ocorra na primeira metade de junho e leve de 4 a 5 dias para ficar completamente cheio.
Quando ocorrer o enchimento do reservatório, será montada uma estrutura de monitoramento ambiental e técnico-civil, para verificação das estruturas, análise de água, entre outros. Após o enchimento do lago, serão feitos testes de comissionamento do canal de adução. Estando tudo pronto, o canal será enchido de forma definitiva e liberado para o enchimento do túnel principal. Ficando assim, o circuito hidráulico pronto para o início dos testes nas turbinas e geradores.
O último teste feito antes de colocar a usina em operação será o teste com cargas, que deve ocorrer em agosto, em virtude da finalização da obra da
Subestação de seccionamento Tio Hugo da Coprel, que receberá a energia injetada pela PCH.
Divulgação: Comunicação Coprel