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Escola Cívica elege seus representantes para vereador mirim

por Grupo Ceres
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Nesta segunda-feira (15) a Escola Cívica Professor Iraldo Ângelo Borghetti concluiu o processo de escolha dos alunos representantes para vereador mirim de Não-Me-Toque. A diretora da Escola Cívica, Saionara Palharini, destacou a participação dos atuais vereadores na organização das eleições.

A escola adotou uma abordagem diferenciada para o processo eleitoral dos vereadores mirins. Os alunos contaram com a participação ativa dos vereadores em um projeto desenvolvido pela escola. “Nós queríamos uma comissão eleitoral composta pelos atuais vereadores e pelos alunos para conduzir esse processo e dar um sentido maior à escolha do vereador mirim. Não queríamos que essa escolha fosse apenas para cumprir um projeto da câmara. Achamos importante envolvê-los nesse processo eleitoral”, explicou a diretora.

A comissão eleitoral foi criada com a participação dos vereadores mirins atuais, que orientaram os candidatos na apresentação de suas propostas aos colegas. Essa apresentação ocorreu na sexta-feira, dia 12, durante um evento denominado “comício” pela escola, onde os candidatos expuseram seus planos de governo. A eleição foi realizada na segunda-feira, com a participação dos alunos, que foram até a cabine de votação para exercerem seu direito de voto. Ao final do dia, a comissão eleitoral fez a contagem dos votos.

A diretora destacou que três alunos foram eleitos na segunda-feira. “Tivemos a aluna Tabata Ritter, da turma 73, representando o turno da tarde, com 53 votos. O aluno Francisco do Amaral, da turma 62, do turno da manhã, também obteve 53 votos. Como houve empate, o critério de desempate utilizado foi a idade, e Tabata, por ser mais velha, ficou em primeiro lugar, e Francisco em segundo. A aluna Natali Glinck, da turma 83, obteve 43 votos. Esses são os vereadores que irão representar a câmara mirim no próximo mandato”, revelou a diretora.

Por fim, Saionara ressaltou a importância desse projeto para os alunos, enfatizando que ele proporciona o aprendizado sobre o funcionamento das questões políticas e dos processos de políticas públicas. A iniciativa permite que os alunos compreendam melhor como funcionam projetos, eleições, leis e demais trabalhos públi

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