O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) está intensificando seu alerta para golpes relacionados ao pagamento de taxas e débitos de veículos no estado, com o objetivo de orientar os cidadãos e em resposta às reclamações recebidas por meio de sua ouvidoria. Golpistas têm utilizado diversos métodos, como disponibilizar links falsos, guias e até mesmo códigos PIX, redirecionando o pagamento para contas de pessoas físicas.
Diante desse cenário, o DetranRS aconselha que eventuais vítimas de golpes virtuais registrem uma ocorrência no site www.delegaciaonline.rs.gov.br, a fim de que as medidas legais adequadas possam ser tomadas pela Polícia Civil.
Para evitar prejuízos, o órgão recomenda que os cidadãos sempre realizem pesquisas em seus canais oficiais. No site do DetranRS, é possível encontrar as seguintes informações e serviços:
- Consulta de licenciamento e IPVA por meio da Central de Serviços do DetranRS, no site oficial www.detran.rs.gov.br, nos canais da Fazenda Estadual ou diretamente nos bancos conveniados.
- Pagamento de taxas por meio da Guia de Arrecadação Eletrônica (GAD-E), disponível nos Centros credenciados do DetranRS, como CFCs e CRVAs, ou acessível pelo rs.gov.br, o site oficial do DetranRS, ou na Central de Serviços.
- No caso de pagamentos via PIX, é necessário gerar o código de pagamento nos canais oficiais do governo do Estado, como o portal rs.gov.br, a Central de Serviços do DetranRS, o site ou o aplicativo do IPVA da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Antes de confirmar o pagamento, é fundamental verificar se o valor será creditado em um CNPJ vinculado a um órgão do governo do Estado, seja o DetranRS ou a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (no caso do IPVA).
Além disso, o DetranRS destaca que é possível financiar os débitos com cartão de crédito por meio de instituições financeiras credenciadas pelo órgão. Essas empresas atuam como intermediárias entre o proprietário do veículo e o governo do Estado.