Nesta quarta-feira (19) está ocorrendo em ao menos 15 pontos do estado manifestação de agricultores familiares organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag. Na região do Alto Jacuí a mobilização está concentrada na cidade de Ibirubá.
Os agricultores estarão realizando caminhadas, atos públicos e manifestações em locais estratégicos para chamar a atenção e pressionar o governo federal sobre a pauta da estiagem, que trouxe enormes prejuízos, mas que até o momento não foram atendidos, após quatro meses de reuniões.
Segundo o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, existem promessas, porém poucas ações efetivas. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Não-Me-Toque, Maiquel Junges, avalia o movimento como apartidário.
Ele fala das demandas frente ao governo federal. Ouça:
Também pontua as demandas reivindicadas frente ao governo do estado. Ouça:
Locais de mobilização: Ibirubá, São Luiz Gonzaga, Frederico Wetphalen, Três Passos, Santa Rosa, Ijuí, Santo Ângelo, Bagé, Sobradinho, Canguçu, São Sebastião do Caí, Santa Maria, Estrela, Viadutos e Santa Cruz do Sul.