Na segunda-feira (17) foi apresentado à toda a comunidade de Ibirubá a primeira aeronave adquirida por um consórcio de empresas locais, que fará uso do Aeroporto Municipal Santo João Sandri como ponto de partida e chegada.
A aeronave em questão é um Piper Seneca V fabricado em 2007, com capacidade para transportar o piloto e cinco passageiros, além de bagagem, e possui autonomia de voo de até 1.600 km sem paradas. Este modelo foi considerado o melhor da sua categoria quando lançado e, de acordo com especialistas em aviação, é uma excelente escolha para voos de média distância, com alta segurança e agilidade, atingindo uma velocidade de cruzeiro de cerca de 350 km/h.
Durante a tarde de segunda-feira, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a aeronave de perto, inspecionar o seu interior e ouvir os diretores das empresas consorciadas destacando a importância da otimização do tempo como um fator crucial na decisão de investir nesta aquisição.
As empresas que se uniram para a aquisição foram Cotribá, Théo Transportes, Agropecuária Budke e Vence Tudo, aliás esse é o segundo investimento nos moldes de consórcio que os empresários da Vence Tudo participam, o outro, realizado no ano de 2022 foi em conjunto com empresários cruzaltenses,
Um dos idealizadores do modelo de compra desenvolvido, é o empresário agropecuário Tiago Rubert de Cruz Alta, que convidado a se manifestar considerou, “isso que acontece aqui hoje mostra a capacidade de articulação e de desenvolvimento de Ibirubá. O crescimento das empresas que reflete também no bairro, a comunidade como um todo sai ganhando”.
Já para a diretoria da Cotribá, o tempo nos dias de hoje, é o fator que mais custa aos diretores das grandes empresas, “uma frase dita para mim pelo comandante Bruno me marcou, ele me disse que essa é uma das formas mais eficiente de se comprar tempo”, disse o vice-presidente da Cotribá Enio Nascimento. No mesmo sentido, mas com uma carga de sentimento por Ibirubá e pela família, o empresário Luciano Kanitz falou que o fato de o avião encurtar distâncias entre os compromissos e a família é o mais preponderante para realizar o investimento, “é porque gostamos de estar em Ibirubá, estar mais tempo com quem a gente gosta, que o avião se torna uma ferramenta boa para nós, teremos agora mais tempo para permanecer junto da família”.
Na fala do diretor Marcos Lauxen da Vence Tudo, ele fez questão de salientar a visão das pessoas que fundaram o Aeroporto Santo João Sandri há mais de 50 anos atrás, e também agradeceu as pessoas, tanto particulares como do poder público que ajudaram a manter de lá pra cá as estruturas do aeródromo funcionando, “por muitas vezes a viabilidade do Aeroporto Municipal foi questionada, mas temos que reconhecer as pessoas visionárias que o mantiveram homologado para uso. Para se ter ideia do que falaram aqui sobre otimização de tempo, amanhã uma das Aeronaves decola aqui do Aeroporto Municipal de Ibirubá com destino a Sinop/MT, uma viagem que levará cerca de 4h30min de avião”, frisa o Diretor da Vence Tudo, lembrando que uma viagem rodoviária para o mesmo destino levaria cerca de 35 horas sem parar no trânsito.
O Prefeito Abel Grave que esteve presente na apresentação, colocou sobre a importância do aeroporto para Ibirubá e seu dinamismo empresarial, e reforçou o compromisso com usuários e com a comunidade, “continuamos atentos, recebendo as demandas pelo asfaltamento da pista, a sinalização noturna e faremos todos os esforços para encontrar alternativas, sejam elas através de parlamentares, recursos de esferas estaduais ou federais, ou até mesmo recursos próprios do município, mas seremos sempre parceiros das iniciativas que visam o crescimento e o desenvolvimento de Ibirubá”, finalizou o momento de falas o Prefeito Abel Grave, descontraindo ainda sobre a capacidade de carga dos aviões para que pudesse também utilizar os equipamentos.
Fonte: Jornal Visão Regional / Júnior Knopf