Aconteceu na tarde desta quarta-feira (5) a última Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Senso – Repac, com o objetivo de divulgar os números do último censo IBGE realizado a partir de agosto de 2022. Daniel dos Santos, Coordenador do IBGE de Carazinho, responsável em atender a região de Não-Me-Toque, esteve apresentando os números e falando sobre a coleta e eficiência dos dados coletados. “Com essa reunião a gente encerra o senso demográfico 2022 aqui no município de Não-Me-Toque. Apresentamos dados e também a forma de coleta e o sistema que garante que esses dados estavam corretos. Algumas são operações com outros órgãos também. Dessa forma tivemos consciência que esses dados realmente representam o município aqui de Não-Me-Toque,” frisa o coordenador.
Os dados coletados mostram que Não-Me-Toque conta com 17.738 domicílios a mais do que no último senso, de 2010. O número de habitantes passou de 15.936 para 17.821 pessoas.
O Coordenador ainda falou em especial sobre o crescimento de Não-Me-Toque, que é um dos únicos municípios da região a crescer de acordo com a projeção estimada pelo instituto. “Não-Me-Toque é o único dos 14 municípios que agência de Carazinho atende que chegou na estimativa que o IBGE projetava pro município e que desde 2010 vem crescendo na mesma data, na mesma taxa da última década,” confirma Daniel.
A reunião apresentou os dados preliminares, sendo que os dados oficiais começam a ser divulgados a partir do dia primeiro de maio e se estendem ao longo do ano com as informações detalhadas de acordo com faixa etária, cor, raça e população por renda. De acordo com o coordenador esses dados são importantes para que o município possa se projetar. “Esses dados são fundamentais para o planejamento de políticas públicas aqui do município, e políticas públicas a nível de Brasil também. As empresas usam muito esses dados até pra identificar onde é que tem mão de obra disponível para filiais e para crescimento também,” explica.