Instituído pela Organização das nações unidas o dia mundial da água é comemorado no dia 22 de março e apresenta como objetivo discutir questões importantes referentes à esse recurso natural fundamental para a nossa sobrevivência. Essa data foi instituída em 1992 e surgiu pela necessidade de manter esse recurso e ampliar o debate sobre conscientização da importância da água.
Anualmente, a Organização das Nações Unidas, (ONU) define um tema para ser discutido durante a conferência da água, que acontece em Nova York durante esta semana. O tema deste ano é “Seja a Mudança que Você Quer Ver no Mundo” que foi inspirado na fábula do beija-flor que tenta fazer a sua parte para apagar o incêndio da floresta.
Um dos principais acontecimentos dessa conferência será o Lançamento da Agenda de Ação da Água, que busca representar os comprometimentos voluntários de todos os níveis, que incluem governos, instituições privadas e filantrópicas e claro as comunidades locais.
Nesta quarta-feira (22) a ONU passa a examinar a crise mundial da água, um problema que foi ignorado por muito tempo mas que precisa ser levado em consideração já que milhões de pessoas correm o risco de sofrer com a escassez ou com o excesso da água no planeta, a depender da região habitada.
Na região do Alto Jacuí, temos observado questões de seca, onde muito se debate sobre a importância dos recursos hídricos para a agricultura. Um dos temas que tem ganhado foco neste momento é a irrigação e formas para a captação e armazenamento de água para o uso durante todo o ano nas propriedades rurais.
Em entrevista para o Grupo Ceres de Comunicação, o Geólogo Rogério Porto fala sobre esse recurso tão importante para o planeta. “No Rio Grande do Sul nós temos um grande problema hídrico no verão devido a falta de chuvas durante a estação (…) por outro lado, nós temos no Rio Grande do sul a maior densidade hidrográfica das américas, então nós temos a maior capacidade de armazenamento de água, em escala de açude e de barragem”. Explica o biólogo.