O Dia Mundial da Saúde Bucal foi instituído pela Federação Odontológica Internacional (FDI) e lançada oficialmente em 2007. Comemorado no dia 20 de março em diversos países, inclusive no Brasil, a data tem como objetivo lembrar a importância dos cuidados com a higiene da boca e dos dentes para evitar doenças e futuras complicações.
A data também visa unir esforços globais para reduzir a incidência de doenças bucais que afetam não apenas indivíduos, mas sistemas de saúde inteiros. De acordo com um estudo da FDI, a saúde bucal continua sendo uma das áreas mais negligenciadas da saúde global, atingindo 3,58 bilhões de pessoas no mundo, esse número corresponde à mais da metade da população mundial. Ainda de acordo com a pesquisa, o fracasso coletivo na prevenção de doenças bucais custa à economia global cerca de US$ 442 bilhões.
As doenças bucais, como cárie dentária, gengivite e câncer oral, estão entre as doenças mais comuns e que podem ser prevenidas apenas com o cuidado diário, escovação dentária sempre após as refeições, uso do fio dental e a ida regular ao dentista. De acordo com a dentista Eloise Ane Orso, o mais o mais importante é a prevenção a partir do cuidado diário, “Hoje é um dia muito importante para lembrarmos os pacientes da importância das consultas rotineiras, a cada seis meses, e manter uma rotina diária com a escovação pelo menos três vezes ao dia”, afirma.
Em entrevista para o Grupo Ceres, Eloise falou sobre a prevenção e os cuidados. Ouça: