Um município construído através de muita força de trabalho e determinação daqueles que chegaram para trazer mudanças. Foi por volta de 1916 que os primeiros trabalhadores chegaram ao local denominado “Fazenda Santo Antônio” em busca de novas terras féteis e mais produtivas. A colonização, fruto da cultura e tradição europeias, na primeira fase, deu preferência à produção diversificada, passando a produzir milho, feijão, mandioca, arroz e trigo além da pecuária de subsistência.
Foi atavés do Sr. Jorge Muller, doador da área de terras para construção da igreja, escola e cemitério, que a cidade passou tomar forma. Em razão de todo esse trabalho o povoado cresceu a ponto de, através de suas lideranças, sensibilizar as autoridades do Município de Carazinho, ao qual pertencia para a criação do 6º Distrito, cuja denominação de Santo Antônio ficou oficializada através da Lei Municipal nº 4 promulgada pelo Poder Legislativo e assinada pelo seu Presidente, Dr. Ernani Graeff em 8 de setembro de 1956.
O atual prefeito, Elio Freitas, frisa que a história do municío mostra que é através da dedicação que o desenvolvimento chega. Durante a comemoração do aniversário do município Elio destaca que Santo Antonio do planalto é repleto de terras fertéis: “O trabalhador passa por dificuldades do clima, mas ele é valente, é trabalhador e não esmurece. Agora cabe a nós da administração trabalhar para trazer industrias e desenvolver também o comércio”, afirma.
Hoje Santo Antonio do Planalto tem cerca de 2000 habitantes. A economia contemporânea está embasada na produção de soja, milho, feijão preto, trigo e outros, como na criação de bovinos, suínos, aves e peixes. O alicerce é a agricultura com a produção estimada em 950.000 sacas, sendo seguida pela pecuária, indústria e comércio.