Na manhã desta quarta-feira (14), na Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, ocorreu a devolutiva do 12º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais, realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (FETAG-RS), onde foram discutidas as práticas adotadas por cada sindicato participante. O evento contou com a presença de 16 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de municípios da região.
Maiquel Junges, coordenador dos sindicatos da região, destacou a importância desse encontro, afirmando que foi uma oportunidade para apresentar o que cada sindicato está realizando em benefício da agricultura e dos agricultores em seus respectivos municípios. “Os 16 de sindicatos aqui da região estão presentes aqui para fazer a Devolutiva no 12º congresso, para mostrar o que cada sindicato está colocando em prática para ajudar a agricultura e o agricultor lá no seu município”, destacou.
O 12º congresso foi elogiado por sua abordagem descentralizada, permitindo que as demandas dos agricultores fossem registradas e encaminhadas para a FETAG. Agora, é esperado que a federação cobre dos presidentes dos sindicatos o cumprimento das propostas apresentadas no congresso, visando colocar em prática as medidas discutidas.
Ao final da tarde, será realizado um evento comemorativo em honra aos 60 anos da FETAG-RS. A celebração ocorrerá no Parque da Expodireto Cotrijal, a partir das 17 horas. De acordo com o coordenador durante a cerimônia, será reconhecida a contribuição de um associado e uma associada de cada sindicato, destacando sua dedicação ao movimento sindical ao longo dessas seis décadas.
Os agraciados pelo STR de Não-Me-Toque serão Atílio Schenkel e Ofélia Kern Gorgen, associados que desempenharam um papel relevante na fundação e no trabalho contínuo do sindicato. Essa homenagem especial marca um momento significativo na história da luta sindical.