O IBGE divulgou a Prévia dos Resultados do Censo 2022, que busca traçar informações sobre a população brasileira. O Instituto sofreu dificuldades neste ano com a falta de recenseadores e até por isso, a coleta foi adiada até o final de janeiro de 23.
O coordenador do IBGE na região, Daniel dos Santos, apresenta números de Não-Me-Toque. Ouça:
Daniel jusitifica que o número populacional é de extrema importância para a divisão do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Ouça:
Na região, o município que registrou maior crescimento na região foi Passo Fundo, com mais de 217 mil habitantes. Ouça:
O que é o Disque-Censo 137?
O 137 é um telefone disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento (CAC) específica para esse serviço. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), das 8h às 21h30.
Quando o 137 estará disponível para os municípios do RS? Na próxima semana, dia 02/01/2023 já estará funcionando de forma gradativa para os municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local (a lista de base para a liberação do serviço 137 por município é o quadro 21 do SISPAC, e são os municípios em que se considera que a coleta foi realizada, mesmo que tenha que reabrir setor(es)) e uma vez que o município entrar na lista não sairá mais.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30. Para consultar se o serviço está disponível, basta acessar o hotsite do Cens02022: https://censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo.html