A presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí – Comaja, Marcia Rossatto Freddi, atualizou o andamento do projeto de pavimentação asfáltica da ERS-451, que liga os municípios de Não-Me-Toque e Colorado.
Segundo ela, a elaboração do edital está em fase final para licitação. Porém, com aumento dos custos os municípios terão que depositar uma contrapartida para o investimento. Ouça:
A obra de pavimentação da ERS-451 parte de um convênio entre Comaja e Governo do Estado autorizado em outubro de 2021 e assinado em dezembro do mesmo ano.
Outras duas rodovias da região também serão asfaltadas através do convênio: a ERS-506 (entre Santa Barbará do Sul e ibirubá), a ERS-510 (entre Fortaleza dos Valos e Cruz Alta).
A presidente do Comaja, acredita que é possível no mês de março de 2023 estar concluído todas as fases do projeto e licitação para poder começar a obra. Ouça:
Outra dificuldade devido aos custos da pavimentação é de que a quilometragem asfaltada diminuiu. Por isso, não serão pavimentados os 21km previstos nas rodovias 451 e 510. Além dos 18 quilômetros na ERS-506.
A obra na ERS-451 iniciará por Não-Me-Toque e o trecho que ficará sem pavimentação será próximo ao município de Colorado.