A Coprel trabalha diariamente para garantir o fornecimento de energia de qualidade aos cooperantes dos 72 municípios da área de atuação, investindo em sistemas e equipamentos de alta tecnologia. Estes investimentos são estratégicos principalmente para o futuro, com objetivo de proporcionar aos cooperantes a segurança e a confiabilidade que os negócios rurais, empresariais e agroindustriais precisam a longo prazo.
Um desses investimentos é a nova subestação de energia em Tio Hugo, que começou a ser construída em julho deste ano e contempla o maior montante de investimentos projetados para 2022 na área de energia, totalizando R$ 28 milhões. A subestação Tio Hugo proporcionará infraestrutura de energia com segurança, disponibilidade e qualidade para quase 7 mil famílias de Tio Hugo, Victor Graeff, Ibirapuitã, Ernestina, Soledade, Mormaço, Tapera e Lagoa dos Três Cantos.
Além de distribuir energia para os cooperantes da região de Tio Hugo, a nova subestação também estará conectando a PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Tio Hugo, usina da Coprel, que também está em fase de construção. A energia gerada na usina será injetada na nova subestação.
A subestação contará com quatro novos alimentadores e dois transformadores de força, que juntos somam 30MVA de potência e atuam em redundância. Assim, caso seja necessário realizar a manutenção de um dos transformadores, o outro segue operando e potencializando a confiabilidade e a robustez do sistema elétrico da Coprel, como menciona o facilitador da Unidade de Energia da cooperativa, Herton Azzolin: “Esse é o principal investimento da Coprel no ano. A nova subestação irá trazer mais qualidade e confiabilidade ao sistema elétrico da região. Estão sendo instalados dois transformadores de força que possibilitam que o sistema opere com redundância. Em caso de falha ou manutenção em um dos equipamentos, o segundo opera normalmente sem que haja necessidade de desligamentos. A subestação terá capacidade para suprir o crescimento das cargas nos próximos 15 anos, beneficiando toda a cadeia produtiva desses municípios e levando ainda mais conforto aos cooperantes da Coprel nas áreas rural e urbana”. Os dois transformadores de força chegaram na subestação na última semana de novembro.
A nova subestação terá disponibilidade de energia necessária para atender grandes cargas industriais e da agroindústria, como aviários, produção de leite e grãos. A estrutura dará a segurança para que os cooperantes possam investir em seus negócios, pois estão conectados a um sistema tecnológico, robusto e confiável.
Toda a operação da subestação Tio Hugo será feita diretamente através do Centro de Operações da Coprel, em Ibirubá, 100% telecomandada e com sistemas avançados de automação. A obra está em andamento na fase de construção das obras civis, e a previsão de entrada em operação é para o primeiro semestre de 2023.
Fonte: Assessoria de Imprensa.