Início » OMS mantém nível de alerta máximo para varíola do macaco

OMS mantém nível de alerta máximo para varíola do macaco

por Grupo Ceres
87 visualizações

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (01) um comunicado que mantém o nível de alerta sanitário máximo para a varíola do macaco, apesar de uma queda de casos acentuada na Europa e nas Américas.

O Comitê de Emergências da OMS avaliou que, apesar do progresso no combate aos surtos desta doença viral, os “motivos de preocupação” permanecem, sobretudo devido a novos contágios em alguns países. O comunicado também destaca a falta de meios de diagnóstico e tratamento nos países pobres e o risco de estigmatizar as populações de risco.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ativou, em 23 de julho, o nível de alerta máximo, para tentar conter a propagação da varíola do macaco.

Na maioria dos casos, os pacientes são, até o momento, homens que mantêm relações sexuais com homens, relativamente jovens.

Desde então, a OMS advertiu contra o estigma e a discriminação e insistiu em que a transmissão pode afetar outros setores da população. De fato, houve casos de mulheres e crianças (fora da área endêmica).

Fonte: Correio do Povo

 

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade