Nova fábrica entrou em funcionamento em maio deste ano e o produto tem conquistado produtores de diferentes regiões. Vaca sorrindo é coisa de desenho animado? O produtor Ari Schneider garante que não! A vaca que está produzindo mais leite na propriedade – 52 litros/dia – “faz cara de feliz” quando come a ração peletizada da Cotrijal. E não só ela, mas todas as 17 vacas em ordenha.
O produtor comemora o fato dos animais estarem satisfeitos porque isso reverte em mais leite no tanque. “A ração é excelente. É agradável ao paladar das vacas e facilmente digerida e isso se percebe porque não restam resíduos no esterco”, afirma.
A produção – 500 litros/dia – não está no teto desejado por Ari, porque nos últimos três anos a falta de chuvas afetou a qualidade da silagem e do pasto que ele usa para complementar a dieta e também causou estresse nos animais. Mas a expectativa é recuperar a média. “Já alcancei média anual de 33 litros por vaca, mas demora um pouco para recuperar o impacto do clima”, justifica.
A propriedade, em Santo Antônio do Planalto, trabalha com 12,5 hectares para o leite. Ari fornece a ração conforme o volume de produção e o período de cada vaca, variando de 2 e 11 quilos/dia/animal. As recém-paridas e com alta produtividade são as que mais recebem ração.
A propriedade
– 17 vacas em ordenha
– 35 animais de rebanho total
– 12,5 hectares para produção de leite
– 3 toneladas de ração por mês
– 29 litros/vaca/dia de produção
Leia a matéria completa no Jornal Cotrijal
Fonte: Cotrijal