O juiz substituto da Comarca de Não-Me-Toque, Marcio Sfredo Monteiro, foi o convidado do programa Ceres Cidade desta sexta-feira (30). Na ocasião, o magistrado trouxe mais informações sobre a votação do primeiro turno das Eleições 2022.
Os eleitores vão as urnas para escolher um deputado federal, um deputado estadual, um senador, um governador e um presidente.
Para votar, as pessoas não necessariamente precisam levar o título de eleitor, podendo utilizar algum documento com foto, como RG, carteira de motorista, passaporte e também o E-Título. De acordo com o juiz, a recomendação é baixar no celular o título online com antecedência para evitar congestionamento no site. Ouça:
No dia da Eleição, haverá uma fiscalização intensa para evitar fraudes ou crimes eleitorais, como explica juiz Marcio. Ouça:
O juiz desmente uma fake news que circula nas redes sociais, dizendo que não é permitido votar com a camiseta da Seleção Brasileira. Segundo a legislação, no dia da votação é permitida a manifestação individual e silenciosa dos eleitores. A regra vale não só para o uso de camisetas, mas também para broches, dísticos e bandeiras. Ouça:
O juiz da Comarca também lembra que não é permitido a utilização do celular no momento de votar. Ouça: