Depois de fechar o segundo trimestre com alta de 0,57%, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) avançou 1,17% em julho, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo BC (Banco Central).
Em uma segunda variação positiva seguida, o índice responsável por sinalizar a prévia do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos bens e serviços produzidos no país — alcançou 145,55 pontos na série dessazonalizada (livre de influências).
Os números apontam ainda que a atividade econômica brasileira obteve um crescimento de 3,87% na comparação com o mês de junho e apresenta um avanço de 2,09% no acumulado dos últimos 12 meses. Desse modo, possível verificar a recuperação da economia após a perda apurada no mês de maio. Em face ao mesmo mês de 2021, a alta apurada pelo indicador foi de 3,87%. Já no acumulado deste ano, o desempenho da atividade econômica apresenta uma alta de 2,52%.
Os dados do IBC-Br são coletados de uma base similar à do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo indicador oficial sobre o crescimento econômico.
Fonte: R7
Edição: Grupo Ceres de Comunicação