O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) na Expointer vai contar neste ano com a participação de 337 empreendimentos de 166 municípios, sendo 160 do Rio Grande do Sul. São 10 expositores a mais do que em 2019, último ano da feira antes da pandemia, quando 327 participaram da feira.
Deste total, 268 são agroindústrias, 52 são da área de artesanato e 17 de flores, plantas e mudas. Os jovens comandam 95 destes empreendimentos e as mulheres estão na liderança de 66. Os visitantes vão poder contar com os produtos tradicionais da agricultura familiar como queijos, salames, melado, geleias, compotas, mel, vinhos, espumantes, cachaças e panificados como pães e cucas. A área de orgânicos do pavilhão terá 21 empreendimentos. As agroindústrias que participam do Pavilhão estão incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf).
Neste ano, o espaço vai contar também com quatro cozinhas que irão fornecer pratos com produtos oriundos das agroindústrias familiares. Além do Rio Grande do Sul, quatro agroindústrias dos estados de Minas Gerais, uma de Santa Catarina e uma do Rio de Janeiro também vão estar presentes no Pavilhão.
“Com a retomada da feira, sem restrições severas, estamos otimistas, esperamos recorde de público e de vendas no Pavilhão, superando o ano de 2019, quando foram comercializados mais de 4,5 milhões de reais”, destaca Bruna Fogiato, diretora do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural (Seapdr).
Fonte: Assessoria de Imprensa.