Início » HCC realiza primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

HCC realiza primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

por Grupo Ceres
92 visualizações

O mês de junho foi marcado por uma nova cirurgia no Hospital de Caridade de Carazinho: a bariátrica por videolaparoscopia. Realizada pelo médico cirurgião geral Dr. Felipe Piva, no dia 3 de junho, a cirurgia é indicada para o tratamento da obesidade grave e por ser em videolaparoscopia é menos invasiva, permitindo um tempo de recuperação mais rápido.

“Essa era uma demanda constante dos pacientes com a patologia e Carazinho estava muito carente nessa área. Tive todo apoio da Direção da Instituição de Saúde para trazer essa cirurgia e também de toda a equipe do Hospital, a qual deu total suporte para a realização. Hoje o HCC tem toda a estrutura para realizar esse procedimento e tornar ele mais seguro, assim como os demais procedimentos de alta complexidade. Com isso, quem ganha é o paciente e a cidade de Carazinho, pois hoje os casos de obesidade grave subiram para 30% no Brasil”, diz.

Segundo o médico Felipe a obesidade traz vários prejuízos a saúde e está associada a uma síndrome metabólica. “Para a realização dessa cirurgia o paciente deve ser adulto com um índice de massa corporal (IMC) acima de 40 sem comorbidades ou adultos com um IMC de 35 a 39,9 kg/m² com pelo menos uma comorbidade grave, por exemplo: Diabetes tipo 2, apneia obstrutiva do sono, hipertensão arterial, síndrome da hipoventilação do obeso, hiperlipidemia, doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), esteato-hepatite não alcoólica (NASH), doença do refluxo gastroesofágico, artrose, entre outras”, explica o médico Felipe, salientando que a paciente, que recebeu a primeira cirurgia, já recebeu alta e voltou as atividades cotidianas.

Centro Cirúrgico HCC

O Centro Cirúrgico do HCC possui quatro salas de cirurgia, inteiramente equipadas para atender a comunidade de forma eficiente, segura e humanizada, sendo que a quinta sala cirúrgica está com um novo projeto em desenvolvimento. Nele, são realizados em média 350 procedimentos cirúrgicos por mês. Desde 2017, são realizadas cirurgias de alta complexidade proporcionando à comunidade de Carazinho e região um atendimento qualificado, seguro e resolutivo, sem a necessidade de deslocamento a centros maiores.

Fonte: Assessoria de Imprensa HCC.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade