O Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado todo dia 6 de junho. Exame serve para identificar, de forma precoce, doenças graves e que podem ser assintomáticas. No Brasil, o teste é obrigatório e funciona da seguinte forma: são retiradas gotas de sangue dos pés de bebês recém-nascidos com o propósito de análise laboratorial. A médica pediatra, Fernanda Nascimento comenta sobre a importância desse teste aos recém-nascidos. Ouça:
Neste ano há um motivo a mais para comemorar essa data, pois foi sancionada a Lei nº 14.154, que amplia de seis para aproximadamente 50 diagnósticos e isso podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança. Ouça:
Todos os bebês têm o direito constitucional de realizar esse teste pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Dados do Ministério da Saúde apontam que, no último ano, o programa de triagem testou 2,2 milhões de bebês, em aproximadamente 29 mil pontos de coleta espalhados pelo Brasil. Lembrando que a data ideal para a coleta é entre o 3º e 5º dia de vida e o resultado fica pronto, em média, dentro de uma semana. Ouça:
Nos últimos três anos, o investimento do Governo Federal para o Teste do Pezinho chegou próximo de R$ 100 milhões ao ano.