Ontem foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.
Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.
Em entrevista ao Grupo Ceres, o conselheiro tutelar de Não-Me-Toque, Celito Zuffo, destaca a importância da data. Ouça:
Celito Zuffo relata em que ocasiões é possível acionar o Conselho Tutelar. Ouça:
Em âmbito local, a Secretaria de Assistência Social apresentou nas escolas, o teatro “Aprendendo a me cuidar”, que tratou do tema. Ouça: