O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, em entrevista ao Grupo Ceres, falou dos investimentos realizados pela cooperativa na área da energia elétrica na região. A subestação de Tio Hugo está recebendo investimento; total na região de R$ 120 milhões.
O projeto está 30% finalizado e tem finalidade sustentável, compensação ambiental e ganho econômico para os produtores. Ouça:
A usina está situada no Rio Jacuí, entre os municípios de Tio Hugo-RS e Ibirapuitã-RS. A Pequena Central Hidrelétrica (PCH Tio Hugo) terá uma potência instalada de 10,1 MW (o triplo da potência da primeira PCH construída pela Coprel no mesmo Rio, a PCH Cotovelo do Jacuí, em Victor Graeff-RS).
Stefanello confirma os investimentos que estação sendo aplicados e sua capacidade de geração de energia. Ouça:
A obra está prevista para ser entregue pela empreiteira em abril de 2023. Como negócio, tem receita futura garantida, com 70% da energia produzido com destino e preço garantido após leilão do governo federal.
Outro investimento é de uma usina localizada entre os municípios de Carazinho e Santa Bárbara do Sul, a CGH Mirim. Ouça: