O fim de abril marca a instalação das comissões na Câmara dos Deputados. O Deputado Federal Pedro Westphalen, nesta retomada, assume como 1º Vice-Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (Comissão da Saúde). Ao mesmo tempo, passa a ser membro suplente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
“Diria que ela está entre as duas melhores e mais importantes comissões com causas sociais, saúde e teve uma atuação fundamental na pandemia para que pudéssemos fazer políticas públicas e enfrentar esse problema. Ficar como vice-presidente desta comissão em meu primeiro mandato é uma honra e um reconhecimento pelo que nós fizemos e leis que produzimos. O foco da comissão está na busca pela melhoria na qualidade de vida da população brasileira”, declarou o parlamentar.
Westphalen trabalhará com o Deputado Federal Pinheirinho (MG), que presidirá a comissão. O parlamentar ainda elogiou a condução do Deputado Federal Luiz Antonio Teixeira Jr, o Luizinho, que gerou celeridade aos projetos.
Para que servem as comissões?
A Câmara dos Deputados possui comissões permanentes e temporárias. A Comissão de Seguridade Social e Família, por exemplo, trata-se de uma das permanentes. São 25 ao todo e, além destas, há dezenas de outras temporárias (onde se incluem as CPIs e também as mistas, em que senadores também participam). Nas comissões ocorrem os estudos, debates e participação da sociedade para a avaliação da conveniência de uma proposta legislativa.
Comissão de Seguridade Social e Família (Comissão da Saúde)
Cada comissão trabalha temas específicos e reúne parlamentares que carregam as determinadas bandeiras. O Deputado Federal Pedro Westphalen, médico obstetra, batalha principalmente na saúde, agricultura e municipalismo. A Comissão de Seguridade Social e Família trata assuntos que envolvem as temáticas. Saúde, previdência, assistência social, organização, indústria, seguros e pautas que envolvem também os direitos da família, mulher, criança, adolescente e pessoa com deficiência.