Para atender melhor os produtores da região de Vacaria, a Cotrijal inaugurou, nesta quinta-feira, 14/4, a unidade de recebimento em Fazenda Ramada, interior do município. A estrutura é equipada com balança, coletor de amostras automatizado e classificação, dois tombadores e moega com capacidade para receber dois produtos (soja e milho) ao mesmo tempo.
O associado Rogério Posser, que tem lavoura na região da Ramada, comemorou o investimento da cooperativa. “Ficamos felizes, pois vai facilitar muito na hora da entrega da produção, já que antes eu tinha que fazer 35Km para ir até o município de Muitos Capões. Trabalhar com a Cotrijal é um privilégio, onde nós associados somos muito valorizados e ter esta unidade perto vai possibilitar entregar toda a produção aqui, sem necessitar se deslocar a outro lugar”, observa.
Já Fábio Bueno Bertoni, que tem sua propriedade há 3Km da unidade, elogia a estrutura disponibilizada ao associado. “A Cotrijal sempre nos surpreende com a qualidade daquilo que se propõe e ficamos encantados com toda a estrutura, que é de primeira qualidade, muito bem feito, e já prospectando a expansão e evolução, que vai atender não somente nós, mas também as futuras gerações, como meus filhos e netos”, assinala.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, pontua que a obra segue o planejamento estratégico da Cotrijal, que visa investimentos em toda a área de atuação da cooperativa. “É uma região de grandes áreas produtoras, onde temos condições de trazer junto ao produtor a tecnologia, inovação, oportunidades e todos os serviços da Cotrijal. Estamos felizes com a inauguração desta grande obra e nos sentimos muito bem acolhidos aqui”, pondera.
Esta primeira fase tem 1.123 m² de área construída, tendo como diferencial as moegas de fluxo rápido, com expedição de 480 toneladas/hora. “É uma moderna unidade de recebimento, que está parcialmente concluída, equipada com toda a tecnologia possível. Temos certeza que se aplicarmos aqui as tecnologias que são utilizadas na região onde a Cotrijal já atua, logo, logo os produtores vão sentir a diferença”, garante o vice-presidente, Enio Schroeder.
Joelso Schneider, gerente das unidades de Negócios de Esmeralda, Pinhal da Serra, Muitos Capões e Vacaria, pontua que era uma obra muito aguardada. “A Cotrijal está na região há muitos anos e sempre notamos da necessidade de ter este investimento. Temos uma carteira boa de produtores aqui e éramos instigados por eles. É uma primeira etapa, ao longo deste ano daremos continuidade com a segunda etapa da obra, trazendo autonomia e facilidade logística”, avalia.
Projetos futuros
Os investimentos na unidade terão continuidade. Ao todo, a área possui 5 hectares e o próximo passo é a construção da casa de máquinas e silos pulmão, que juntos somam 1.459 m², com previsão de entrega para início de 2023.
A segunda etapa contempla seis silos pulmão, com capacidade de 600 toneladas cada, ainda um secador com capacidade de 150 t/h, máquina de limpeza de 120 t/h e outra de limpeza rotativa de 240 t/h e duas tulhas de expedição com capacidade de 90 toneladas cada. Com a conclusão das obras, a unidade terá recebimento, classificação, secagem e expedição.
Presenças
Prestigiaram a solenidade, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica; o vice-presidente, Enio Schroeder; o prefeito de Vacaria, Amadeu de Almeida Boeira; o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano dos Santos Silva; o presidente da Sicredi Altos da Serra, Mário Maurina; o gerente de negócios de Esmeralda, Pinhal da Serra, Muitos Capões e Vacaria, Joelso Schneider; o Conselheiro de Administração (Regional 6), Marivaldo Maurina; o coordenador Administrativo da Unidade de Muitos Capões, Gleison Joel Ostrowski; demais conselheiros, líderes, superintendentes e colaboradores da Cotrijal.
Fonte: Comunicação e Marketing Cotrijal.