Início » Grupo Ceres realiza 1ª edição do evento “A Saga de um Colono”

Grupo Ceres realiza 1ª edição do evento “A Saga de um Colono”

por Grupo Ceres
86 visualizações

O Grupo Ceres de Comunicação realizou na tarde desta quarta-feira (09) a 1ª edição do evento ‘A Saga de um Colono”, que homenageou pessoas que contribuíram para o engrandecimento do nosso Rio Grande.

“Estas pessoas têm importância histórica para a formação do que o Rio Grande do Sul, seja promovendo o crescimento do agronegócio, de nosso comércio, ajudando as pessoas com o suor de seus trabalhos; o colono é quem fez o Rio Grande ser a potência que é hoje, um dos estados com a economia mais pujante do Brasil”, destacou o vice-prefeito de Não-Me-Toque e presidente do Grupo Ceres, Gilson Trennepohl.

O prefeito do município de Colorado, Celso Gobbi; o ex-prefeito de Itapera e presidente da Aprosoja Rio Grande do Sul, Ireneu Orth; e os produtores rurais Henrique van Riel e Ortanilo Lange foram os homenageados da primeira edição.

Entre as autoridades presentes no evento para realizar as homenagens, o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, o presidente da Câmara de Vereadores, Maiquel Souza, a presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, e a vereadora Marina Trennepohl Crestani (DEM).

A diretora executiva do Grupo Ceres, Jussara Alberton Sirena, esteve presente representante toda a equipe do grupo.

As autoridades lembraram que os colonos, base da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, é a responsável por 61% do valor bruto produzido pela atividade agropecuária. 92% dos estabelecimentos rurais gaúchos são familiares e absorvem 87,45% da mão-de-obra do campo.

Celso Gobbi lembrou que o colono, assim como o agricultor e o produtor rural, são os principais responsáveis pela comida que chega às mesas das famílias brasileiras. ”O colono cultiva a terra desde que seus antepassados chegaram ao Brasil, e todo o trabalho do campo é realizado por famílias, pais e filhos, pelo núcleo familiar, é um trabalho que une a família a gaúcha e mantem as tradições do colono, por isso estou muito feliz em receber esta homenagem do Grupo Ceres, um grupo que vê a importância do colono para nosso estado”.

Ireneu Orth destacou a importância de um evento como ‘A Saga de um Colono”, e disse ser essencial dar o devido crédito aos homens e mulheres que vieram de outros países para engrandecer o Brasil. “Estas pessoas chegaram aqui, muitas vezes sem nada, e começaram do zero, minha família, assim como da maioria das pessoas aqui presente, é um exemplo disso; vieram da Europa em busca de uma vida melhor e cultivaram na terra o futuro que garantiu a dignidade de seus filhos e netos”.

Para Henrique van Riel, produtor rural e pioneiro da agricultura em Não-Me-Toque, o Grupo ceres fez justiça ao lembrar dos colonos, que aqui chegaram e ajudaram a cidade crescer. “Estamos muito felizes por receber esta homenagem, o Grupo Ceres está de parabéns por lembrar de nossas conquistas, já fizemos muito e temos muito mais para contribuir com esta cidade que nos acolheu”.

Ortanilo Lange também é pioneiro na agricultura e agradeceu a homenagem. “Fazemos nosso trabalho com felicidade, e ser lembrado por fazer algo que é a nossa vida, que é cultivar a terra, é muito gratificante; parabéns ao Grupo ceres pelo evento”.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade