Com intuito de discutir as urgentes pautas do agronegócio, a Famurs promoveu o 1º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro, nesta terça-feira, (08), no Auditório da Produção na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, voltado para prefeitos, secretários municipais, gestores que atuam com o agro e demais interessados na pauta.
Os participantes discutiram o tema “O campo abre caminhos — desafios do gestor público para o desenvolvimento municipal”.
Segundo o Presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, a realização do evento foi oportuna para discutir as atuais pautas do setor. “Precisamos estar alinhados para encontrar soluções; o agro é o alicerce de nosso economia, e o que se faz no campo reflete na cidade; precisamos enfrentar essa grave crise de estiagem e nos unir”.
“Buscamos soluções para os gargalos futuros, ocasionados pelo período de estiagem, enfatizou o assessor técnico de Agricultura da Famurs”, Ismael Horbach. Para o coordenador Técnico da Famurs, Mario Nascimento, este é um momento de grandes desafios e grandes oportunidades.
Durante o evento, foram compartilhados conhecimentos e discutidos a importância dos retornos gerados pelos investimentos no agro, tanto para os municípios como para o estado, bem como o desenvolvimento das cadeias produtivas como propulsoras para o desenvolvimento local e regional.
Um debate sobre as políticas públicas para o enfrentamento da estiagem, com a participação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (SEAPDR) e do Ministério da Agricultura (Mapa), fez parte da programação.
O fórum contou ainda com um painel para tratar dos desafios do gestor público para o desenvolvimento municipal. A apresentação foi realizada pelo Paulo Hermann, presidente da John Deere Brasil, empresa máquinas e implementos agrícolas.