A diminuição da oferta de pasto e a queda da qualidade nutricional do volumoso, em função da seca, já se reflete em menor ganho de peso e no desempenho do rebanho bovino gaúcho. O racionamento de água e comida também pode impactar o desempenho reprodutivo das vacas e dos terneiros que ainda amamentam e estão em fase de desenvolvimento. O quadro é delicado, mas também apropriado para traçar estratégias que permitam reduzir as perdas.
Nesse cenário, chega a primeira edição de 2022 do Fórum “De onde Virão os Terneiros”. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de março, em Santiago, na região Centro do Estado.
“O evento chega em momento apropriado. Claro, o ideal é antecipar qualquer problema para evitar prejuízos, mas ainda dá tempo para traçar estratégias para reduzir impactos que essa estiagem está trazendo para o produtor. Então, vamos tratar de temas como suplementação, sobre formas de substituição [alimentar] frente à baixa oferta de pastagens. Já que não há mais pasto em alguns locais, a gente está falando em alimentar animais com feno, silagens…”, avalia o técnico em Formação Profissional Rural do Senar-RS, Pedro Faraco.
Como já é tradicional, o primeiro dia de atividades consistirá na visitação de três propriedades rurais do município. Elas são consideradas destaques dentro da realidade da região e cujas práticas possam inspirar os demais participantes
“Lá, vamos mostrar modelos produtivos, sistemas de produção que os visitantes podem aplicar em suas realidades”, antecipa Faraco.
O segundo dia de evento é composto por palestras e mesas redondas sobre temas considerados cruciais para os produtores regionais ligados ao Sindicato Rural de Santiago, como manejo sanitário, alimentação, cria e recria. Os palestrantes são professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
“Em um momento delicado, é importante reduzir as perdas usando estratégias, planejamentos e tecnologias que estão aí para auxiliar o produtor”, resume Faraco.
Os produtores interessados em participar podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Santiago pelo (55) 3251-2122.
107ª ETAPA FÓRUM PERMANENTE DO AGRONEGÓCIO – DE ONDE VIRÃO OS TERNEIROS?
Informações: Sindicato Rural de Santiago, (55) 3251-2122
Programação Dia de Campo – 17 de março
8h – Fazenda Capão do Leão – Propriedade de Carlos Alvim de Oliveira (BR-287, Km 418, 4º Distrito)
10h – Fazenda Querência – Propriedade de Lúcio Rigon Stacowski (BR-287, Km 414)
12h – Almoço no Parque de Exposições Sylvio Ferreira Aquino (BR-287, Km 413)
14h30 – Agropecuária Jacarandá – Propriedade de Douglas Uberti Rebelo (RS-377, Estrada Florida)
17h – Encerramento
Programação Seminário – 18 de março
(Grêmio de Subtenentes e Sargentos Guarnição Santiago)
8h – Cadastramento
8h15 – Abertura oficial
8h30 – “Condicionantes para uma pecuária de cria eficiente” – Prof. José Fernando Piva Lobato, Ph.D, do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS
10h – Intervalo
10h15 – “Intensificação sustentável da pecuária de cria” – Eng. Agr. Cristiano Gotuzzo, instrutor do Senar-RS (Cooplib)
11h – “Benefícios da integração lavoura-pastos-pecuária” – Profa. Dra. Amanda Posselt, do Departamento de Solos da UFRGS
11h45 – Mesa redonda – Primeiro painel
12h30 – Almoço*
14h – “Eficiência na recria visando mais e melhores terneiros” – Prof. Dr. Ricardo Zambarda Vaz, do Departamento de Zootecnia da UFSM, campus de Palmeira das Missões
14h45 – “Manejos auxiliares e de controle do carrapato: experiências práticas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RS” – Med. Vet Iuru Pioly Marmitt (Me),supervisor de campo da ATeG (Gestão Avançada Consultores Ltda)
15h30 – Mesa redonda – Segundo Painel
17h – Encerramento
*Almoço gratuito no local