O Grupo Ceres de comunicação que participará da 22ª Expodireto Cotrijal, que começa na segunda-feira (07.03) e tem previsão de término para a próxima sexta (11.03), vai abordar em cinco painéis temas que visam aproximar o produtor de assuntos que são de extrema importância para o agronegócio. Startups, a participação feminina no agro e planos econômicos são alguns dos assuntos que serão tratados nos cinco painéis realizados na sede do Grupo Ceres.
No primeiro dia, o painel “Planos Econômicos e sua aplicação no Agronegócio e Inter-relação global” deve chamar a atenção para a conjuntura internacional vigente, que coloca a relação comercial entre EUA e China no centro dos debates. O cenário macroeconômico interno e as perspectivas quanto ao crescimento econômico brasileiro para o biênio 2022/23 deve ser outro ponto de discussão.
Hoje, o agronegócio, setor com alta taxa de integração internacional do ponto de vista das suas exportações, representa cerca de 15% do PIB brasileiro, o que torna a participação deste painel em particular muito atraente para investidores.
Na terça (08.03), a participação feminina no agro, que cresce ano após ano, será tema de discussão do painel “A força do comando feminino no agronegócio”. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), as mulheres respondem por 34% dos cargos de lideranças em fazendas, um patamar inédito que não deve desacelerar nas próximas safras, e o painel abordará, dentre uma série de nuances, a necessidade de entender os avanços e desafios envolvendo as trabalhadoras que atuam no campo.
No dia seguinte, o tema “Startups e suas aplicações no agronegócio” define o viés tecnológico do painel. Aqui, o debate pretende dar uma amostra do que o Brasil tem de mais promissor em inovação. O modelo de gestão seguido pela maioria dos startups do agro foca em soluções que aliam agilidade e flexibilidade, caminho que deve ser seguido por aqueles que querem ver seu negócio prosperar.
Na quinta (10.03), o painel “Crédito Rural – financiamento seguros, custos, preços e mercados” deve ser um dos mais disputados por produtores, pois este tipo de financiamento auxilia cooperativas e produtores rurais a aumentar suas operações, financiar e reduzir os custos na agropecuária, além de permitir que seus beneficiados realizem investimentos e otimizem os processos de comercialização de seus produtos.
Para finalizar, um painel voltado exclusivamente para os pecuaristas: “Rebanho, produção de leite e a gestão de fazendas”. Aqui, o pecuarista ou produtor que queira ingressar nesta área do agro ficará por dentro das últimas novidades do setor, que emprega mais de 1,5 milhão de pessoas e é um dos grandes pilares da economia brasileira.
22ª Expodireto Cotrijal
Organizada a céu aberto, em uma extensa área de 980 mil metros quadrados, a abertura da feira ocorrerá no Parque da Expodireto, às 9h, no palco localizado na Área Central, próximo das bandeiras.
Ao todo são 84 hectares de infraestrutura completa, proporcionando aos expositores oportunidades de negócios e lançamento de novos produtos e equipamentos para pequenas, médias e grandes propriedades.
A feira segue com o propósito de gerar ótimas oportunidades de negócios e fomentar debates ligados ao meio rural.
Já estão confirmados mais de 550 expositores que encontrarão um parque que foi revitalizado nos últimos meses, com reformas, pinturas e cuidados. Entre as melhorias está a reforma do Mirante, uma espécie de ponto turístico para fotos dos visitantes, localizado próximo à casa do Meio Ambiente.