O mundo passa constantemente por grandes transformações sociais, culturais e tecnológicas. Neste sentido, há sempre um questionamento sobre como será o cenário global nos próximos anos. Um estudo desenvolvido pela Fiesp/Ciesp apontou as megatendências mundiais que moldarão a indústria e a sociedade em 2030 e que são oportunidades de crescimento para as empresas brasileiras. Com um viés voltado para a inovação e a tecnologia, o Parque Científico e Tecnológico da UPF (UPF Parque) desenvolve ações que visam acelerar os processos de desenvolvimento das empresas incubadas e que vão ao encontro destas tendências de inovação.
O documento lançado aponta que as principais mudanças podem ser observadas na intensificação da demanda por alimentos e energia, na expansão do entretenimento e turismo, além de mudança no padrão de produção, urbanização e emergência de megacidades e de envelhecimento da população, e que terão um impacto na demanda mundial, gerando oportunidades de negócios para os brasileiros. Acesse o estudo detalhado aqui.
Com o propósito de fornecer suporte a empresas inovadoras e de base tecnológica, o UPF Parque trabalha em cinco verticais de atuação que possuem relação com as macrotendências apresentadas nas áreas do Agronegócio, Saúde, Indústria Criativa, Educação e Tecnologia da Informação. De acordo com a head de Estratégia e Relacionamento com o Mercado, Cassiane Chais, o Brasil é considerado um país que exporta commodities e possui poucos investimentos em tecnologias que sejam transformadoras. Entretanto, há uma expectativa de mudança desse cenário.
“O movimento de transformação pela inovação contribui para que cada região estabeleça vocações claras e isso acaba direcionando e potencializando investimentos públicos e privados de maneira mais assertiva. O UPF Parque, como um ambiente de inovação, contribui para essa transformação por meio da pesquisa, da geração de novos produtos, serviços e processos que auxiliam no bem-estar social”, afirma a head.
Faça parte desta rede de inovação e tecnologia
Ao estar inserida em um ecossistema de inovação, uma empresa consegue obter muitas vantagens que intensificam e aceleram seu processo de desenvolvimento. O Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPF Parque) atua com o objetivo de fornecer suporte a empresas inovadoras e de base tecnológica, sejam elas nascentes ou iniciantes. Por meio da incubação, essas empresas recebem acesso a mentorias, consultorias, capacitações, intercâmbio com professores da Universidade, além de auxílio na captação de recursos.
Se você busca se inserir em um ambiente voltado à inovação, venha para o UPF Parque! Para saber mais, entre em contato pelo telefone (54) 3316.8158 ou pelo e-mail upfparque@upf.br.