Início » Centro inédito sobre doenças raras será inaugurado em 2022 em Porto Alegre

Centro inédito sobre doenças raras será inaugurado em 2022 em Porto Alegre

por Grupo Ceres
88 visualizações

Este dia 28 de fevereiro é celebrado como o Dia Mundial das Doenças Raras. A data chama a atenção para as necessidades dos pacientes e seus cuidadores, com conscientização pelo acesso rápido ao diagnóstico e tratamento. Em todo o mundo, estima-se que 300 milhões de pessoas vivem com essas enfermidades. Somente no Rio Grande do Sul, são cerca de 600 a 700 mil indivíduos. A literatura médica registra entre seis e oito mil dessas doenças, como a fibrose cística, imunodeficiências, fenilcetonúria e atrofia muscular espinhal.

Um dos principais desafios sobre esse tema é a jornada do paciente, que pode levar anos até chegar ao diagnóstico e tratamento da doença, passando por diferentes especialidades e exames, alguns muito específicos e sofisticados. Para mudar essa realidade, um projeto inovador está surgindo no Rio Grande do Sul: a Casa dos Raros.

Localizada em Porto Alegre, a Casa dos Raros será um centro pioneiro na América Latina para ampliar o acesso ao diagnóstico rápido e preciso, proporcionar o melhor tratamento disponível, fomentar pesquisas e treinar profissionais na área de doenças raras. A primeira unidade será inaugurada ainda em 2022, contando com especialistas altamente qualificados e diversos equipamentos de ponta.

A iniciativa faz parte da Rede de Apoio aos Raros, uma integração entre os setores público e privado em torno dos pacientes. O grupo já conta com parceiros como Santa Casa de Misericórdia, Hospital Moinhos de Vento, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – e logo anunciará outros importantes aliados para oferecer uma atenção multidisciplinar ao tema, valendo-se da posição de destaque da capital gaúcha na área da saúde.

“Porto Alegre é um polo privilegiado em qualidade, inovação e capital humano. Com a Casa dos Raros e a Rede de Apoio, uniremos essa estrutura e experiência para levar uma assistência de excelência aos pacientes, num trabalho capaz de transformar a realidade dessa população e de suas famílias”, destaca o geneticista Roberto Giugliani, idealizador da Casa. O médico, fundador do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é uma das maiores autoridades mundiais em genética e doenças raras.

A instituição conclama todo o Estado a se unir nessa iniciativa, com a integração na Rede de Apoio e, também, com aporte de recursos para a aquisição de equipamentos e manutenção das atividades. As doações podem ser feitas por pessoas físicas, empresas, organizações e demais atores da sociedade civil. Para saber como contribuir, mais detalhes estão disponíveis em www.casadosraros.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade