O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo foi um dos dez selecionados, entre mais de 200 Instituições do Brasil, para participar de um Projeto de Implantação do Programa de Stewardship de Antimicrobianos Dirigido pela Farmácia Clínica em UTIs Neonatal e/ou Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe. O Programa irá treinar, em 12 meses, os médicos, farmacêuticos e enfermeiros do HSVP, promovendo novas técnicas para o controle e gerenciamento do uso dos antimicrobianos.
Os antimicrobianos são medicamentos utilizados para tratamento de infecções causadas por bactérias patogênicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a resistência antimicrobiana é responsável pelo aumento da morbimortalidade dos pacientes internados, elevando o custo da atenção médica com estadias mais longas em hospitais e necessidade de cuidados mais intensivos.
A partir dessa realidade, o Ministério da Saúde tornou obrigatório o desenvolvimento de programas que buscam racionalizar e conscientizar o uso de antimicrobianos, proporcionando maior qualidade na assistência à saúde a partir da prevenção das infecções. No HSVP, a prescrição desse tipo de medicamento conta com o monitoramento do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, que acompanha individualmente o caso de cada paciente.
“O Programa do Hospital Pequeno Príncipe é muito bem estruturado e será de grande valia termos a oportunidade de aprendizado através dos treinamentos, cursos, mentorias e consultorias que serão fornecidos. O projeto irá envolver todos os profissionais das diferentes áreas atuantes nas UTIs Pediátrica e Neonatal com o objetivo de promover um gerenciamento mais efetivo dos antimicrobianos, o que é fundamental para combater o avanço da resistência microbiana”, conta a farmacêutica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Tainara Hackenhaar.
As atividades práticas terão início no dia 4 de abril, após a visita de diagnóstico situacional on-line, que ocorre em março. “A Farmácia Clínica se preocupa diariamente com a segurança do paciente, através da avaliação de prescrições médicas. O Programa do Hospital Pequeno Príncipe vai nos ajudar a aplicar novas técnicas no processo de avaliação dos antimicrobianos em cada caso, analisando quais pontos são eficazes em nossa realidade, além de qualificar nosso grupo de farmacêuticos clínicos. Haverá um crescimento profissional expressivo de nossa equipe”, conta o gerente de suprimentos e responsável técnico da Farmácia, Crismaiguel Dalbosco.
Texto: Flávia Dias – Comunicação/HSVP
Foto: Divulgação – Comunicação/HSVP