No primeiro mês de 2022, a queda da criminalidade no Rio Grande do Sul verificada ao longo dos últimos três anos se expressou de ponta a ponta nos indicadores monitorados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Todos os 22 índices divulgados mensalmente pela pasta – de homicídios e latrocínios a crimes patrimoniais, além de feminicídios e demais delitos de violência contra a mulher – encerraram janeiro em queda na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em Não-Me-Toque, o mês de janeiro teve 10 ocorrências de estelionato, seis furtos, um delito relacionado à armas e munições, uma ocorrência de posse de entorpecentes, sete de tráfico de entorpecentes. Crimes como homicídio, roubo e abigeato não foram registrados. Em comparação com dezembro, apenas houve aumento em tráfico de entorpecentes.
Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (11) pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e titular da SSP, Ranolfo Vieira Júnior, em ato realizado na Rua Garibaldi, conhecida como Rua Coberta, no centro de Esteio. O município da Região Metropolitana foi palco da divulgação por ter zerado em janeiro, pelo segundo ano seguido, os homicídios.