Na próxima segunda-feira (14), Não-Me-Toque inicia o ano letivo de 2022 nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
A Secretaria de Educação estará neste início de ano seguindo os protocolos definidos pelo Governo do Estado, como explica a secretária-adjunta Luciana Maria Henkes Renz. Ouça:
Para o ano letivo, a Secretaria observa um crescimento no número de alunos. Ouça:
Confira o protocolo orientado pelo Governo do RS:
Educação Infantil: O caso confirmado em qualquer aluno da turma acarreta na suspensão por 10 dias das atividades presenciais, a partir do último dia da presença do caso positivo. Em caso do aluno ter contato com casos positivos da família, apenas ele será afastado por 10 dias, sem necessidade de novo exame.
Ensino Fundamental e Médio: Em casos positivos entre os alunos, apenas ele deve ser afastado. Os demais devem ter os sintomas monitorados, afastando também por 10 dias os considerados contato próximo. Caso o teste retorne negativo em sete dias e os sintomas sessarem, o aluno pode retornar mais cedo. Em casos de contato com positivos em casa, o procedimento é o mesmo da Educação Infantil.
Sobre uso de máscaras o comunicado da Secretaria Estadual de Saúde instrui que crianças com menos de três anos não devem usar o equipamento. Entre três e cinco anos devem usar com supervisão direta dos adultos. Entre cinco e 12 anos a supervisão ainda é recomendada, mas apenas em caso de necessidade. Acima de 12 anos o uso é o mesmo recomendado aos adultos.