As escolas se preparam para o início do ano letivo em 2022, que irá ocorrer de forma 100% presencial, neste mês de fevereiro, de acordo com decreto do Governo do Estado.
Os protocolos definidos para o retorno das aulas são o uso do máscara obrigatório a partir dos três anos de idade. As crianças entre três e cinco anos devem usar o EPI com supervisão direta de um adulto. Quem tem entre cinco e 12 anos deve usar máscara, recebendo orientações em relação ao uso correto e sendo supervisionado se necessário. Alunos a partir de 12 anos devem usar máscara, em todos os momentos de aula.
Quanto ao isolamento, o Governo também emitiu orientações. Na educação infantil, um caso confirmado na turma resultará na suspensão das aulas presenciais nesta turma por 10 dias, a contar do último dia de comparecimento do caso positivo, sem necessidade de testagem dos demais colegas.
No caso de um estudante assintomático ter contato com alguém em sua casa que positivou para a Covid, apenas este aluno é afastado por 10 dias, sem necessidade de atestado.
No Ensino Fundamental e o Ensino Médio, caso haja confirmação de um caso de covid-19 na turma, este deve ser afastado e a ocorrência de sintomas nos demais alunos da turma deve ser monitorada. O aluno deve ficar isolado por até 10 dias, sendo possível encerrar o isolamento mais cedo, no sétimo dia, se estiver assintomático e testar negativo.
Estudantes assintomáticos que tiveram contato em casa com alguém que positivou para a doença devem ficar afastados da escola por 10 dias, sem necessidade de testagem.
Em Não-Me-Toque, o ano letivo da Rede Estadual inicia no dia 21 de fevereiro. Enquanto isso, a Rede Municipal de Ensino e as Escolas Particulares iniciaram no dia 14 deste mês.