Após a confirmação, vinda através do Presidente Jair Bolsonaro, do aumento de 33,24% aos professores, alterando o piso salarial dos atuais R$ 2.886 para R$ 3.845, estados e municípios repercutem esta decisão.
Casa Civil, Ministério da Economia e Ministério da Educação estavam considerando um aumento de 7,5%, que atenderia a governadores e prefeitos, já que estados e municípios arcam com a maior parte do custo da folha da educação básica.
O diretor administrativo da FAMURS, e Prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, destaca que a intenção dos administradores municipais é sempre a melhor valorização possível destes profissionais, porém, este aumento poderá esbarrar na própria questão econômica, bem como, na Lei de Responsabilidade Fiscal. Ouça:
O gestor defende um repasse maior aos municípios, para auxiliar na responsabilidade destes custos, porém, caberá a cada Prefeito se adequar a esta nova realidade. Ouça:
Os chefes do executivo municipal ainda esperam a publicação oficial, para que sejam repassadas as devidas definições e a partir daí os municípios possam se ajustar e analisar onde os cortes serão feitos. Ouça:
Salmo Dias, diretor da FAMURS, estará visitando a cidade de Não-Me-Toque nesta segunda-feira, aproveitando a oportunidade de agraciar também a Expodireto Cotrijal. Ouça: