Foi realizada durante a terça-feira, 04, junto ao poder administrativo de Não-Me-Toque, uma reunião conglomerando Prefeito, poder legislativo e integrantes do Conselho Agropecuário para debater a possibilidade de se encaminhar um decreto de emergência, devido às perdas já registradas nas lavouras.
De acordo com alguns dados fornecidos nesta reunião, durante todo o mês de dezembro, somente 38mm de chuvas foram registrados, acarretando em prejuízos, que somados alcançam o montante de R$ 127 milhões.
Vinícius Tozzo, que é responsável pela Emater e Presidente do Conselho Agropecuário, detalha as perdas referentes do milho, principal cultura afetada pela estiagem.
As perdas na produção do grão afetam diretamente o setor leiteiro, devido a produção de uma silagem de pouca qualidade.
A soja, que ainda há esperança, devido às chuvas registradas nesta semana, também já se apresenta com perdas consideráveis, como detalha Vinícius.
O Engenheiro Agrônomo prospecta o mês de janeiro, que segundo ele, não havendo um acumulado maior de chuvas, poderá aumentar exponencialmente estes prejuízos.
Prefeito em exercício, o Democrata Maiquel Souza, irá analisar os dados fornecidos durante esta reunião e tomará uma decisão oficial até o findar desta semana.
Estiveram presentes nesta reunião Vinícius Toso, chefe da Emater e presidente do Conselho, Maiquel Souza, prefeito em exercício; Capitão Weber, coordenador municipal da Defesa Civil, engenheiro agrônomo André de Quadros e médico veterinário Kleiton Kissmann, da Cotrijal; Teodora Lütkemeyer, presidente do Sindicato Rural; Lenira Barbosa, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Paulo Junior, secretário de Desenvolvimento; e Everaldo de Moura, membro da Defesa Civil Municipal.