Nesta época de fim de ano, o 38º BPM, tradicionalmente realiza a chamada Operação Papai Noel, visando maior proteção à comunidade e comerciantes, devido ao grande fluxo de pessoas e compras realizadas nesta época.
O Tenente Evandro, qual substitui o titular 4º Pelotão, Tenente Petry, que está em férias, concedeu entrevista hoje pela manhã, respondendo pelo Comando do Destacamento da BM de Não-Me-Toque e Victor Graeff, referente a estas atividades policiais. Ouça:
O comandante detalha como irá transcorrer esta Operação nas demais cidades pertinentes à regional policial. Ouça:
Estes dois novos policiais que integrarão o efetivo, de acordo com o Comandante, irão ficar em definitivo, auxiliando no serviço já prestado pelos policiais em Não-Me-Toque.
Com o iniciar do verão, cresce também a conclamação de policiais para integrar a Operação Golfinho, que é desencadeada nas praias gaúchas, porém, de acordo com o Tenente Evandro, já devido ao baixo efetivo, nesta edição nenhum policial de nosso município será convocado. Ouça:
A Operação Papai Noel, acontece anualmente, no mês de dezembro, devido ao intenso fluxo de pessoas nas áreas comerciais, o que potencializa o risco de ocorrências de crimes patrimoniais contra lojas, trabalhadores, clientes e pedestres. Portanto, a Brigada Militar intensifica o policiamento ostensivo nas regiões de risco, para combater as ações delituosas e minimizar os índices criminais.
A Operação Golfinho teve início no dia 17 de dezembro, se estendendo até o mês de marco de 2022, sendo esta a 52ª edição.