O dia internacional da pessoa com deficiência é comemorado anualmente desde 1992. A data , 03/12, tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população tem alguma deficiência que podem ser classificadas em 5 tipos: física, intelectual, visual, auditiva e múltipla1.
Quando se menciona alguém com deficiência, muitas pessoas utilizam os termos “pessoa portadora de deficiência” e “portadora de necessidades especiais”, mas vale destacar que essas terminologias são inadequadas e não devem ser utilizadas. O motivo é que ao se referir como uma “pessoa portadora”, temos a ideia de que tratar-se de algo transitório ou voluntário, sendo que na maioria dos casos a deficiência acompanhará o cidadão por toda a sua vida.1
O dia internacional da pessoa com deficiência, 03/12 , portanto, tem o objetivo de dar visibilidade para este grupo de pessoas, que muitas vezes, são excluídas, perdendo oportunidades profissionais, prejudicando relacionamentos sociais e afetando a liberdade e o direito de locomoção.
Portanto, é necessário conscientizar e sempre lembrar que o dia 3 de dezembro simboliza uma oportunidade para repensarmos qual é o lugar que as pessoas com deficiência deveriam ter em nossa sociedade e o que podemos fazer em prol da acessibilidade e da inclusão, de forma a assegurar os direitos de todos.
Fonte: BCW Global – Comunicação.