Em busca do rateio de recursos, os municípios atuam nesta semana no engajamento da comunidade com a Consulta Popular. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento). Quatro itens integram a cédula de votação, sendo, dois na área da agricultura, um para fomento ao turismo e outra no contexto tecnológico.
As quatro opções são, Insumos para Pequeno, Micro e Médio Agricultor, Internet no Meio Rural, Sinalização Turística e na área do desenvolvimento econômico a Incubadora Tecnológica. Dois itens serão eleitos, que terão o repasse de R$ 471 mil para ser investido na região.
A votação iniciou na última segunda-feira, 22, porém, o site que registra a intenção de voto apresenta instabilidade, o que poderá acarretar em uma prorrogação no prazo de votação, como destaca o Presidente do Corede Alto Jacuí e Presidente dos Coredes do RS, Roberto Vissoto.
Em Não-Me-Toque a votação pode ser realizada junto à Prefeitura Municipal e para a próxima semana está sendo organizado um mutirão de votação, onde os profissionais da Secretaria de Administração e Planejamento estarão percorrendo o comércio para angariar votos.
A orientação por parte da pasta é que os munícipes de Não-Me-Toque escolham a opção sobre Internet no Meio Rural, qual seria de melhor proveito da comunidade.