O dia 10 de novembro é conhecido como o Dia Nacional do Trigo, data alusiva a esta cultura de suma importância para o agronegócio brasileiro. Não-Me-Toque inclusive possui grande ligação com a cultura, visto que, já foi chamado de Campo Real, devido às belezas dos campos cobertos com esta cultura.
Em paralelo a isso os triticultores estão a todo vapor retirando o cereal das lavouras. O Engenheiro Agrônomo e Chefe do Escritório local da EMATER, Vinícius Toso, detalha em que porcentagem está a colheita em sua área de abrangência. Ouça:
Mesmo que a umidade tenha prejudicado a cultura, principalmente no início, Toso se mostra satisfeito com a qualidade que o trigo vem se mostrando. Ouça:
Corroborando com a boa produtividade, os agricultores estão satisfeitos também com o valor pago pela saca do cereal. Ouça:
Vinícius Toso comenta sobre a produção de Cevada, qual já foi toda colhida, apresentando rendimento em torno de 50 a 55 sacas por hectare, tendo queda de aproximadamente 10% na produtividade final.
Outro cereal que preenche o solo e apresenta boa expectativa aos agricultores é o milho, que se apresenta neste momento em estágio vegetativo, ainda não iniciando o momento de pendoamento, porém, está muito próximo disso, necessitando neste momento de um grande volume hídrico.
Toso prospecta também que se não houver déficit de chuvas até o período de 20 a 30 de dezembro, a safra, que deverá ocorrer no mês de fevereiro, estará garantida.
Em se tratando da soja, o Engenheiro Agrônomo detalha em que situação se encontra o plantio, bem como, as expectativas para a principal cultura de verão em Não-Me-Toque. Ouça: