A discussão em torno do Projeto de Lei da Regionalização do tratamento de esgoto pela Corsan, que tramita na Assembleia Legislativa, trazendo dúvidas aos municípios, esteve em pauta na Federação das Associações Municipais do Rio Grande do Sul.
A Famurs reuniu nesta semana os presidentes das associações municipais para, além de ampliar o debate, trazer orientações. Eduardo Bonotto, prefeito de São Borja e presidente da Federação, detalha de que forma está sendo tratado o assunto diante dos diferentes posicionamentos dos prefeitos e associações. Ouça:
Para Bonotto, as diferentes realidades, em cada município e em cada região, levam à autonomia na definição. Ouça:
O presidente da Famurs detalha algumas dessas realidades e os fatores que indicam o respeito pelos posicionamentos. Ouça:
Em Não-Me-Toque, o prefeito Gilson Santos, em contato com a reportagem do Grupo Ceres, destacou que nem uma posição foi tomada ainda. Segundo Maninho, “esse é um assunto que este sendo tratado forma regional, por meio do Comaja”. O prefeito reforça que Não-Me-Toque não assinou o aditivo e nem vai assinar sem um melhor posicionamento dos municípios na negociação”.