Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem solicitar a partir desta sexta-feira (15) pensão por morte ou auxílio-maternidade diretamente nos cartórios, ao emitir certidões de óbito ou nascimento.
O Projeto-piloto começa a funcionar em sete cartórios espalhados pelas cinco regiões do país, com a expectativa de que o serviço esteja disponível em todas as unidades até o fim deste ano.
A possibilidade, por enquanto, é um acordo de cooperação técnica firmado entre o INSS e a Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) não disponibilizados em todos os cartórios. em fase teste.
Os cartórios da região, ainda, não estão realizando os serviços como explica o registrador substituto de Não-Me-Toque, Toni Anderson Savadinstzky, afirmando que o projeto está em fase de testes.
O registrador confirmou que após 30 dias de avaliação o serviço poderá ser disponibilizado a população local.
Atualmente, o país reúne 7.647 cartórios de registro civil, enquanto que o instituto tem 1.557 agências, que recebem solicitações de benefícios como salário maternidade e pensão por morte.