O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) concluiu o seu estudo sobre a transparência das informações relativas à vacinação contra a Covid-19, divulgadas pelas Prefeituras em seus sites institucionais.
Não-Me-Toque, que era o município melhor colocado na região do Alto Jacuí com nota 8,2, atingiu a nota máxima (10) na avaliação. Os pontos que o município não havia divulgado na primeira avaliação, no mês de agosto, foram corrigidos: 1) Vacinômetro com atualização das informações dentro dos últimos 7 dias; 2) Processos de aquisição de insumos relacionados à vacinação; 3) Registro de sobra e Local de aplicação em que a sobra ocorreu.
Outro município da região que atingiu a nota máxima foi Passo Fundo. Além disso, Ernestina e Tio Hugo tiveram nota 9,6 e Carazinho 9,1. Os demais municípios tiveram melhora, mas não conseguiram atingir 80% do recomendado, como Lagoa dos Três Cantos que obteve nota 7,6, Victor Graeff com nota 6,9 e Colorado com nota 4,3.
Na primeira divulgação, em agosto, apenas 10 municípios haviam alcançado 100% de atendimento aos critérios verificados pelo TCE-RS. Após a fase de ajustes e revisão, o número de municípios que atingiram 100% subiu para 79.
Por outro lado, mesmo após a comunicação dos dados preliminares, 14 municípios ainda permaneceram com desempenho avaliado em zero (Aceguá, Bom Progresso, Caibaté, General Câmara, Itacurubi, Jóia, Lindolfo Collor, Morrinhos do Sul, São Jerônimo, Sede Nova, Soledade, Tabaí, Três Cachoeiras, Xangri-lá).
De acordo com o TCE, o objetivo, além da transparência na divulgação, é a população obter dados sobre a segurança, eficácia, potenciais riscos e benefícios de cada uma das vacinas contra a Covid-19 utilizadas no Município, a divulgação da ordem de grupos prioritários, do quantitativo de doses de vacinas recebidas/adquiridas e dos locais de vacinação, a disponibilização de canais de denúncias de “fura-filas” e outras irregularidades.