Uma das maiores feiras de agronegócios do país, a gaúcha Expointer retornou este ano ao modo presencial com um quarto de público autorizado no parque de exposições, por medida de segurança sanitária, e uma queda na receita total. Ainda assim, o resultado foi considerado surpreendente pelos organizadores.
A venda de animais, máquinas e produção da agricultura familiar totalizou R$ 1,6 bilhão em negócios. Em valores nominais, sem considerar a inflação, é uma queda de 39,6% em relação aos R$ 2,7 bilhões registrados na última edição presencial, em 2019.
Ainda em meio a pandemia do novo coronavírus, a feira que em 2019 recebeu um total de 416,4 mil pessoas, este ano só pode ser visitada por cerca de 65 mil. Para evitar o contágio, a ocupação máxima diária no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), região metropolitana de Porto Alegre, era de 25 mil pessoas 15 mil delas, visitantes.
O movimento total deste ano equivale a um quarto da capacidade de uma Expointer tradicional, segundo dados da secretaria do parque.
Fonte: FolhaPress.